Receita Federal emite alerta geral para todos os usuários do Pix
- formalizeempresari
- 4 de nov.
- 1 min de leitura
A Receita Federal voltou a esclarecer que não realiza qualquer tipo de monitoramento individual de transações feitas via Pix ou outros meios de pagamento.
A falsa informação tem sido compartilhada por golpistas e contribui diretamente para a atuação de grupos criminosos desmascarados em operações como a Carbono Oculto.

A Receita Federal reforça que não fiscaliza movimentações individuais de Pix - Créditos: depositphotos.com / rafapress - depositphotos.com / Mehaniq
Não existe monitoramento individual de transações via Pix
É importante destacar que a Receita Federal não tem acesso ao tipo de transação utilizada por um contribuinte. Seja Pix, TED, DOC ou depósito, esse dado não é enviado ao órgão.
Além disso, não são informados valores específicos de cada operação, tampouco a origem ou o destino do dinheiro. Essa desinformação costuma ser usada como isca por golpistas que desejam obter dados sensíveis ou promover pânico entre os usuários.
Segundo o próprio Fisco, o objetivo nunca foi acompanhar movimentações individuais, mas garantir que fintechs obedeçam às mesmas regras aplicadas a bancos tradicionais.
Fonte: https://www.uai.com.br/uainoticias/2025/10/28/receita-federal-emite-alerta-geral-para-todos-os-usuarios-do-pix/




Comentários