BNDES vai levar ao governo proposta de suspensão das dividas de empresas afetadas pelo tarifaço
- formalizeempresari
- 1 de set.
- 1 min de leitura

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que vai levar ao governo federal a proposta de suspender o pagamento de dívidas das empresas afetadas pelo “tarifaço” imposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump. A ideia foi debatida durante reunião com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos, na sede do Banco, no Rio.
A mesma estratégia foi usada na pandemia e no socorro à economia do Rio Grande do Sul ano passado por causa das fortes chuvas. Segundo o presidente do BNDES, ainda não há prazo para que a iniciativa seja anunciada.
Segundo Mercadante, caso a iniciativa seja adotada, ela deve ser voltada para pequenos empresários que não tem produtos possíveis de serem comprados pelo governo.
Liderado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, o encontro da Frente Nacional dos Prefeitos reuniu os chefes municipais das 15 cidades mais afetadas pela medida do governo Trump, para detalhar a liberação de crédito para ajudar os setores da economia impactados pela tarifa de 50% imposta sobre as exportações brasileiras, dentro do Plano Brasil Soberano. O pacote inclui R$ 30 bilhões do Fundo Garantidor de Exportações e um valor adicional de R$ 10 bilhões em recursos do BNDES.
São quatro linhas de crédito destinadas às empresas que terão prejuízo superior a 5% do faturamento. Como contrapartida, os empresários devem garantir a manutenção dos empregos. O BNDES espera que a partir de 15 de setembro comecem as primeiras aprovações.
Fonte: https://cbn.globo.com/economia/noticia/2025/08/29/bndes-vai-apresentar-ao-governo-proposta-de-suspensao-das-dividas-de-empresas-afetadas-pelo-tarifaco.ghtml




Comentários